sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Agra, Taj Mahal


Algumas coisas da Vida sao perfeitas. O Tal Mahal é perfeito!

Algumas coisas que sao perfeitas chamamos-lhe arte. Se sao perfeitas não precisam de explicaçoes, não precisamos que nos definam arte... O Tal Mahal é arte, simplesmente porque não sei que outra classificaçao poderia ter.

Estive quase para não vir a Agra. Ir a uma cidade pouco mais que horrivel só para ver um tumulo?! Ainda por cima muçulmano! Mesmo sendo o tumulo mais conhecido do mundo... Mas Agra estava no caminho para Varanasi, e por isso não havia nenhum motivo razoavel para não vir tirar a inevitavel foto.

Não vale a pena dizer muito mais. Fotos há mil e uma na internet. A história acerca do Taj Mahal também. Mas posso dizer que esta obra é daquelas tao perfeitas que saber sobre ela, ou vê-la nas fotografias ou na TV, não pode nunca ser a mesma coisa que estar lá e ser esmagado por tanta beleza e perfeiçao. E não é só o tamanho, ou o complexo todo, ou os jardins. É a perfeiçao no detalhe. No detalhe que só se vê a 1 metro, e em alguns caso saté só a 1 cm de distância...

O Tal Mahal é só mais uma evidência de que o periodo muçulmano da Índia foi também o seu periodo de mais grande apogeu. E a Índia já teve vários! E faz-me pensar como uma civilizaçao que prodoziu tamanha beleza e perfeiçao pode agora estar a reduzir-se a um fanatismo religioso abjecto...

1 comentário:

  1. Como é possível que um monumento desta beleza e harmonia no interior, no páteo exterior,ostente tanta sijidade?Tantos contrastes!

    ResponderEliminar