domingo, 29 de março de 2009

Mais espirituosos que espirituais!

Nas cidades santas, como é Rishikesh, não se vende alcool em lado algum. Mas há muitos restaurantes hindus que o oferecem discreta e dissimuladamente aos turistas. Aliás, não só restaurantes, mas também outras lojas. No outro dia fui a uma loja dessas que vende todo tipo de bijiganjas tipicas, do genero de colares e pulseiras de rudrakshas, cristais, brincos, etc. Após ter comprado o que queria o fulano que me atendeu perguntou-me se queria “beer”. Como eles têm um sotaque nem sempre facil de discernir, e porque o contexto era tao descontextualizado, eu não percebi. Entao ele levou-me para a parte de dentro e detrás da loja e mostrou-me orgulhoso as latas de um litro de cerveja... No tanks... Eles adoram alccol. Principalmente cerveja e wisky. E claro que isso não é nada. O meu motorista em Delhi ao segundo dia já se ofereceu para me arranjar haxixe e até heroina !!! Enfim, eles arranjam de tudo o que lhes renda alguma comissao. E em geral consideram os ocidentais uns bandalhos que tomam tudo. Muitos deles seguem a mesma linha, e cada vez mais. Outros, a minoria, consideram-nos impuros e em geral não nos respeitam muito. Também, com os exemplos que se vêm por aqui! Além dos ocidentais terem tendencia a vestir-se como hippies, muitos ainda acham que isto faz parte de algum antigo trilho de drogas, e acham imensa piada em vir á procura de “banglassi”, um batido de yogurt com haxixe! Um dos sadhus (renunciantes, homens santos) que tinha vista no Bandara que o ashram onde estou organiza semanalmente, viu-o ontem a vender haxixe a um casal de turistas, em plena rua de Rishikesh! Lindo...

2 comentários:

  1. o bhang e usado ha milhares de anos ( 3000 anos para ser mais preciso ) em rituais shivaistas.
    Um dos muitos nomes de Shiva á, aliás Lord of bhang.
    Podes ler sobre isto aqui:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Bhang
    Nao vou pronunciar me de uma forma ou de outra quanto a utilidade do seu uso ( cada qual sabe de si e faz o que entender ), mas a verdade é que o filtro ocidental ( e acima de tudo...swásthico... ) que utilizas, impede-te de apreciar um aspecto da cultura aonde estás de momento.
    Classificar quem quer que seja de bandalho porque toma uma droga é colocares-te em confronto com a larga maioria da população ( incluo cigarros e álcool). Seria o equivalente de um vegetariano a insultar pessoas que comem carne...
    Irresponsável no mínimo, e muito menos do que esperaria de alguém com capacidade de pensamento crítico.
    Saudações de londres ( cidade do pecado ;)
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o comentário anterior.Cada civilização defende as suas drogas .

    ResponderEliminar